22 novembro, 2010

EPA !

EPA ! | FAMOSOS ARTISTAS 1

SoY CaPiTaN



... Limpar o armário com centenas de livros e revistas é um porre sem fim, mas durante este processo desgastante nos deparamos com algumas pérolas que nos remete a um passado cheio de histórias e lendas urbanas.....

Tirei a 1ª pilha de revistas e encontrei duas dessas "pérolas": uma revista do Fantasma e outra do Capitão Marvel dos anos 60, editada pela Rio Gráfica e Editora Na contra-capa de cada uma tinha um antigo anúncio da Escola Panamericana oferecendo o Curso dos Famosos Artistas que nunca pude adquirir... restava apenas sonhar com os tais fascículos e reproduzir "male" e porcamente cada cena do anúncio.



Passaram-se anos e acabei no final dos anos 70 indo estudar desenho na Panamericana. Meu mestre na época era o Neviane, um artista fantástico. Durante um intervalo, enquanto eu  desenhava sentado no chão, uma pessoa se aproximou e elogiou meu desenho. Se apresentou como Manoel Victor e me convidou para juntar-se ao grupo de professores que estavam reunidos na mesa da cantina. Na hora não liguei os fatos, mas era a mesma pessoa que eu tanto via nos anúncios das revistas! Na mesa estavam sentados o  Neviane, Armandinho de Sá, Polzer, Tabarin e o Enrique Lipszyc, todos feras !!!


Minighitti | Manoel Victor | Enrique Lipszyc

Minighitti | Manoel Victor | Polzer

Pascal | Manoel Victor | Minighitti | Polzer
Minighitti | Armandinho de Sá

O tempo passa na velocidade da luz...quando me dei conta, já fazia parte da equipe de professores. Maneco já tinha se transformado num grande amigo e mestre, juntamente com o resto do grupo. Praticamente todo final de semana nos reuniamos em sua casa de campo em Atibaia, onde não faltavam comida, bebida e histórias sem fim....

Estava saindo de uma aula, no casarão da Av. Angelica e o Enrique me chamou na sala da Diretoria. Conhecendo o temperamento da criatura, imaginei que ele ia me matar por alguma coisa que, nem mesmo eu fazia idéia do que seria. Mas para a minha surpresa, ele tirou de seu armário o livro que ele tinha editado na Argentina, TÉCNICA DE LA HISTORIETA Tratado de Dibujo Profisional Especializado com algumas assinaturas, entre elas Enrique Vieytes, Hugo Pratt, Breccia, Quino....e me deu de presente!!!! E diga-se de passagem, um "PUTA" presente! Depois ele retirou de uma gaveta, nada mais nada menos que uma caixa com todos os fascículos dos Famosos Artistas e completou de vez o presente....não ganhei o dia, ganhei anos...






Revendo este material, sinto como se ainda fosse aquele garoto, que lendo o Fantasma ou o Capitão Marvel sentado no muro da casa dos meus pais, buscava no velho anúncio o sonho, o prazer e a magia de um dia desenhar como aqueles mestres. Creio que nem mesmo o Enrique saberia avaliar o quanto isso significou para mim na época, e o quanto ainda significa hoje!!

Portanto acho mais do que justo  registrar este pequeno depoimento como uma forma de agradecimento eterno, que jamais esqueci e nem irei esquecer!

Minighitti.


Enrique Lipszyc


FAMOSOS ARTISTAS


                               

2 comentários:

  1. Esse material por ser praticamente desconhecido do público brasileiro, poderia ser scaneado e colocado para nós numa forma de reconhecimento do que seus autores executaram para o ensino do desenho.Muitos sonham em ter uma copia.Acredito ter chegado esse momento.Aguardamos com ansiedade.abraços.
    Francisco Lopes -Kiko- Araraquara- s.P.

    ResponderExcluir
  2. Show! Estudei com o chico Polzer anos 80 aos sábados, quantas vezes subi Angelica ofegante até a EPA voda de sonhador.

    ResponderExcluir