19 novembro, 2010

CAPTAIN AMERICA | Capitão América

SoY CaPiTaN




CAPTAIN AMERICA |  Capitão América



No ano de 1967 eu ligava a velha e boa televisão General Eletric para assistir os famosos desenhos "desanimados"que passavam na Rede Bandeirantes. Tinham o título de SUPER-HERÓIS SHELL, pois foram patrocinados pelos postos de gasolina Shell numa jogada fantástica de marketing da agencia Standard. Eram 5 Super-Heróis que se revezavam, Thor, Homem de Ferro, Namor, Hulk e o Capitão América. Léo Batista era o narrador de todas histórias gravadas pela Rio-Som. A EBAL (Editora Brasil-América) adquiriu os direitos dos personagens, fez uma parceria com os postos  Shell e lançaram 3 revistas especiais de nº zero  que seriam lançadas em bancas. Eram "Capitão Z", com Homem de Ferro & Capitão América, "Super X", com Namor & Hulk; "Álbum Gigante", com Thor....nem preciso dizer que eu pegava no pé de meu pai para colocar gasolina no carro para adquirir aquelas preciosidades...rsrs. Ainda tenho no meu acervo pessoal  as revistas do Thor e do Capitão America e Homem de Ferro... Lembrando que era a estréia da Marvel no Brasil...




Super-Heróis Sheel | Capitão Z
Capitão America | Homem de Ferro
acervo pessoal



CAPTAIN AMERICA - 1966 | Grantray-Lawrence/Krantz Films 



Tema do Capitão América - Desenho da década de 60
When Captain America throws his mighty shield,
All those who chose oppose his shield must yield.
If he's lead to a fight and a duel is due,
Then the red and white and the blue'll come through.
When Captain America throws his mighty shield

JACK KIRBY | JOE SIMON


Jack Kirby -1917/1994

Joe Simon - 1913

Nascido em 28 de agosto de 1917, Kirby trabalhava para os estúdios Fleischer em 1935 onde fazia as sequências para o desenho de Popeye e conheceu Simon, nascido em 11 de outubro de 1913 ( atualmente com 97 anos e ainda pintando seu personagem para serigrafias...isso que é folego!! ), quando fazia Freelancer para diversas editoras. Os dois se uniram e começaram a produzir e vender Histórias em Quadrinhos, e assim criaram o Capitão em 1941 para a Timely, que mais tarde seria a Marvel Comics.
 


Timely | Marvel - anos 40
 

Atlas | Marvel - anos 50


Marvel -anos 60

Marvel - atual




 MOVIES AND SERIAL



Em 1944 teve um seriado pela Republic Pictures, com o ator Dick Powell que morreu  poucas semanas depois da filmagem foi concluída. Filmar o Capitão América tinha sido demais para seu coração e ele caiu no vestiário em um clube de Los Angeles. Era praticamente um policial bem típico de época. O curioso era o nome do personagem: promotor Grant Gardner e não,  soldado Steve Rogers.
A Republic Pictures era conhecida por fazer mudanças arbitrárias em suas adaptações. Isso ocorreu com o Capitão América mais que com outros. Os proprietários do Capitão América estavam descontentes com a omissão de Steve Rogers, a falta de uma definição do exército e seu uso de uma arma. A Republic  respondeu por escrito que as páginas  fornecidas  não indicam que o Capitão América era um soldado chamado Steve Rogers, nem que ele não carregava um revólver. Eles também escreveram que a série estava com as filmagens adiantadas e por isso, neste ponto não podiam regressar ao conceito original sem estourar o orçamento.








Outro grande estrago foi a série para TV nos anos 70. O super-herói aparece numa série de televisão em "live-action" chamado “Captain America and Captain America II: Dearth Too Soon”, estrelado por Reb Brown. Nesta série, o personagem principal difere significativamente dos originais dos comics. Steve Rogers, por exemplo, aparece na era contemporânea, é filho de um agente do governo da década de 40, que pela sua bravura patriótica ganha o apelido de Capitão América...
Depois, Steve, acidentalmente recebe uma substância química experimental, fazendo com que seu corpo se torne musculoso e com reflexos rápidos e então, passa a assumir a identidade do herói Capitão América. Nesta série, o Capitão América faz uso de um furgão todo equipado, além de uma motocicleta toda ela modificada e cheia de efeitos especiais. Ao final deste primeiro episódio, Rogers aparece brevemente, com uma nova roupa redesenhada, muito mais parecida com a dos comics. 
Por essas e outras eu ainda acho a década de 70 uma porcaria, na moda principalmente.


  

 


Em 1990, surge o filme Capitão América, realizado com baixíssimo orçamento. Foi dirigido por Albert Pyun, produzido por Menahem Golan e Stan Lee, escrito por Stephen Tolkin, baseado numa história dele e de Lawrence Block. O protagonista do filme era Matt Salinger como Capitão América/Steve Rogers. Algumas das tomadas foram realizadas nos Estados Unidos e também na Iugoslávia.
O filme mostrava Steve Rogers/Capitão América durante a Segunda Guerra Mundial contra o vilão Red Skull (que era italiano???) tentando salvar o Presidente dos Estados Unidos das garras do inimigo. Após as avaliações de sua audiência, o filme acabou indo diretamente para o vídeo e apresentado ao público em 14 de dezembro de 1990.




...Enfim, para 2011 teremos a estréia do novo filme do Capitão...pelo que eu vi do trailer, este promete...com chris Evans no papel principal...acho que desta vez o personagem emplaca ....











Nenhum comentário:

Postar um comentário