15 novembro, 2010

VENTOS ME LEVEM! - 4 | WELL, BLOW MW DOWN! - 4

PATO DONALD  - Donald Fauntleroy Duck




Criado em 1931 nos esboços do ilustrador Ferdinand Hustzi Horvath, faz sua primeira aparição em 9 de junho de 1934 pelos estúdios Disney, no episódio THE WISE LITTLE HEM, baseado na fábula de Esopo. Depois convidado junto do Pateta e Pluto, nos desenhos animado do Mickey...só teria sua própria série animada em 1937.




                              



Nos Quadrinhos Donald tem sua primeira publicação em 1942, quando um dos animadores de Disney, Carl Barks, o homem dos patos, fica encarregado e resolve fazer uma adaptação de uma história que era originalmesnte escrita para Donald, Mickey, Pateta e Pluto, desenhando apenas com o Donald e seus sobrinhos com o título de DONALD DUCK FINDS PIRATE GOLD.


Carl Barks -O Homem dos Patos


A estréia de Donald no Brasil ocorre em 9 de julho de 1937 em O MIRIM Nº 9 no formato meio tablóide, do Grande Consórcio de Suplementos Nacionais (GCSN) de Adolpho Aizen, que posteriormente seria absorvida pelo Jornal A NOITE. Em 1945 Aizen fundaria a saudosa EBAL (Editora Brasil-América LTDA). Em 1946, Victor Civita, Fundador da Editora Abril e seu irmão Cesar Civita, lançam as Seleções Coloridas, com Quadrinhos da Disney impressos na Argentina em Português. No mesmo ano Aizen lança "A Coleção Walt Disney". Em 1950 a revista O Pato Donald é o marco inicial da Editora Abril, tornando o título de mais longa publicação continua no Brasil...




SOY CAPITAN

Um comentário: