10 novembro, 2010

VENTOS ME LEVEM! 3 - WELL, BLOW ME DOWN! 3




TUBBY TOMPSKINS (Bolinha)



Não poderia passar sem citar o Bolinha, pelo fato de ter aquele caracteristico chapéu de marinheiro. Tubby Tompkis no original e Tomás França no Brasil, é o lider dos meninos que tem como lema em seu clube "menina não entra". 
Sempre que entra em apuros recorre a amiga Lulu. Ele tem um primo que é praticamente o seu clone, mas numa proporção menor, chamado de Carlinhos (Chubby Tompkins).




Marjorie Henderson Buell (Marge) cria os personagens Lulu e Bolinha em 1935 como charge,  publicadas até 1945 no THE SATURDAY EVENING POST. No mesmo ano estréia sua primeira revista pela DELL COMICS, com roteiros e desenhos de John Stanley. Logo após, Irving Tripp assume a parte artistica deixando Stanley apenas nos roteiros. 
Na década de 70, os direitos de publicação passam para a WESTERN PUBLISHING COMPANY.


 
No Brasil, Bolinha estréia pela Editora O CRUZEIRO EM 1955  e foi publicado até 1972. Em 1973  passa a ser publicado pela Editora Abril, e o último título circulou em 1996. 
Nos anos 2000 a Editora DEVIR relança em livros as histórias clássicas em P&B.
Nem vou comentar muito de uma porcaria teen onde Bolinha e sua turma crescem e se tornam babacas, em historias também babacas, numa tentativa de modernizar sua turma...é de chorar no banheiro...
Pra terminar, ainda nos anos 60, Roberto Carlos e Erasmo compõe a música "Festa do Bolinha", gravado pelo Trio Esperança, fazendo um enorme sucesso.

...Este post é dedicado ao grande artista Angeli, pois de Bolinhas ele entende !!! rsss...


Um comentário:

  1. E que fique claro que o artista Angeli é o Marco, o artista plástico!! hehehe

    ResponderExcluir