29 novembro, 2010

CAPTAIN MARVEL - 1 | SHAZAM-1


CAPTAIN MARVEL-1 | SHAZAM-1



Durante décadas eu achei o Capitão Marvel o maior super-herói do planeta... e ainda acho, graças a palavra mágica "SHAZAM" - um anagrama composto pelas iniciais de nomes de deuses, que dão os seguintes poderes ao herói: SALOMÃO (sabedoria) HÉRCULES (força) ATLAS (vigor) ZEUS (poder) AQUILES (coragem) e MERCURIO (velocidade.



Um ano depois de Superman revolucionar o mercado editorial , em 1938, e poucos meses depois de Batman repetir o sucesso, a editora americana FAWCETT, especializada em literatura popular, resolveu entrar neste novo e rentável ramo de heróis uniformizados e lançar em dezembro de 1939 o primeiro número da  revista "WIZ COMICS", com uma tiragem de apenas dez exemplares em preto e branco, só pra garantir os direitos autorais de um tal Capitão Trovão.




Sua origem foi foi dezenas de vezes publicada no Brasil , mas nunca em sua versão original da WIZ COMICS número dois, desenhada com influências de ART-NOVEAU e muito superior aos traços de Superman, Batman, Principe Submarino, Tocha Humana e Gavião Negro - os Super-Heróis em circulação na américa em fevereiro de 1948, quando estreiava o Capitão Marvel.






O lance que ligava a garotada dos anos 40 era ir às matinês de domingo com gibis debaixo dos braços para trocarem na porta do cinema. Isso nos bons tempos, quando revistas em quadrinhos no Brasil só existiam o GIBI MENSAL, O GLOBO JUVENIL MENSAL, O GURI MENSAL, O GURI CÔMICO, O LOBINHO, MIRIM e O TICO-TICO,  com média de cem paginas cada, sendo apenas algumas delas em cores, no formato tradicional americano de 18 x 27 cm.





REPUBLIC

Na época o personagem era a maior estrela do gênero, superando até mesmo o Superman. Tanto que no mesmo ano de sua estréia, a Republic produziu um seriado de 12 episódios, THE ADVENTURES of CAPTAIN MARVEL, protagonizado por Tom Tyler.




Tom Tyler

MARY MARVEL


No final de 1942, os editores da FAWCETT inventaram uma irmã gêmea para Billy Batson. Ela ganha poderes do irmão e se torna Mary Marvel, uma deliciosa ninfeta que voava pelo mundo numa mini saia de arrancar os mais profundos suspiros da garotada nas capas de revista, Mary se parecia muito com Judy Garland e, para valorizar as pernas bem torneadas da menina, os desenhistas sempre a desenhavam desferindo pontapés nas caras dos bandidos.  A maioria dessas histórias foram escritas pelos irmãos Binder e os desenhos por conta de Peter Constanza.



Os brasileiros conheceram primeiro Mary Marvel, em setembro de 1943 no O GURI. O Capitão Marvel apareceria no mês seguinte, no GIBI MENSAL numero 34. O curioso é que na estréia brasileira, o capista do Gibi Mensal desenhou o Capitão Marvel sem o seu característico raio amarelo estampado no peito. O vilão Dr. Silvana (Sivana) só foi aparecer em 1945.






CAPITÃO MARVEL JR



Marvel JR, além de diferenciar-se do Marvel "senior" por ser um adolescente, portava uniforme azul. Ele teve o mérito de o melhor desenhista ilustrando suas aventuras, que também eram mais sérias e conceituadas do que as do Capitão Marvel. Seu primeiro desenhista foi o artista MAC RABOY, de um traço elegante, este um grande capista dos anos 40 que utilizava modelo vivo para as cenas dos seus quadrinhos. Raboy depois, nos anos 60, seria o principal autor de Flash Gordon.






Os Marvel estrelavam nos EUA quase uma dúzia de revistas mensais. Até um coelho, Hopper (Joca Marvel aqui no brasil ) existia sob o selo da FAWCETT, um sucesso estupendo, desdobrando ainda em centenas de artigos de merchandising, tudo graças a um sujeito que voava dendro de um uniforme vermelho.



MINIGHITTI

Um comentário:

  1. Muito legal o Capitão Marvel e sua turma. Uma pena a DC ter ferrado com tudo.

    Recomendo a leitura de "Kingdom Come".

    ResponderExcluir